quinta-feira, 14 de maio de 2009

1º Atividade



Gênero textual é a mesma coisa que tipo de texto?

Não, eles são diferentes.

*Tipo textual :é o modo em que esta sendo falado determinado texto ou conversa .Em geral, os tipos textuais abragem categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.
exemplo: ela é uma menina magra , bonita e morena. (descrição)

*Gênero textual : são os textos que encontramos em nossa vida diária que nos socializam através da comunicação, são definidos por conteúdos: uma resenha é diferente de um edital, ela é academica, já o edital passara as regras para uma prova, propriedades: o jornal por exemplo é formal enquanto o email informal , estilos:a bula de remedio tem uma diferença na sua forma de escrever da carta. Se os tipos textuais são apenas seis , os gêneros são muitos.

Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: telefonema, sermão, carta comercial,carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instru­ções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por compu­tador, aulas virtuais e assim por diante.

Ou seja,tipo textual se refere as construções que perpetuam a fala, linguagem. Já gênero textual a construção desta fala em texto escrito,materializado. Sendo que os dois caminham juntos, pois para se escrever é necessário o conhecimento do tipo textual.

*Obs: ao clicar nas palavras tipo textual e gênero textual,se abrirá o texto o qual foi realizado está pesquisa.


*Um exemplo bem claro se encontra na figura acima, de que gênero e tipo textual apesar de não serem iguais se encontram entrelaçados, a figura acima possui o tipo textual narração, porém seu gênero é quadrinho, mas compõe o mesmo texto.

Um comentário:

  1. Aline, a síntese está boa e quero parabenizá-la pela inserção do hiperlink encaminhando o leitor para o texto base da pesquisa!! FANTÁSTICO!! Esta atitude demonstra que está desenvolvendo o propósito 1 - Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas...etc.
    Sobre os conceitos, seria interessante, ainda que tentasse representá-los por meio de suas palavras e de seu entendimento. Por exemplo, o que quer dizer: "construção que tem natureza linguística em sua composição"?? Explique com suas palavras... Observe outro período: "apresentam características sociais e de comunicação , são definidos por conteúdos, propriedades , estilo e característica". O que quer dizer isso?? O que depreendeu deste período?? Pense a respeito!!

    ResponderExcluir

 
©2007 '' Por Elke di Barros