quinta-feira, 7 de maio de 2009

2ºAula

Para iniciar o texto construindo o portfólio eletrônico, tinha uma linguagem boa e fácil de interpretação, apesar de ser uma novidade para mim já que não tinha participado da 1º aula.

A proposta de avaliação formativa ficou em minha mente,como avaliar o processo de aprendizado de um determinado aluno sem avalia-lo pelos métodos conhecidos as avaliações escritas e tidas como "normais", então penso ser possível desde que não se caracterize em caixas o aprendizado deste aluno, como este aprendeu "bem" aquele "não",porque se este aprendizado for colocado em "caixas" não se conseguirá fazer um bom trabalho e se stiguimatizará os alunos.

Meu objetivo com este portfólio é pesquisar,colher e também dividir meu conhecimento com os demais, a fim de me orientar e orientar outros como eu em trabalhos acadêmicos e práticos. E também investigar como o professor pode realizar um trabalho além da sala de aula,que servirá como apoio avaliador.

Espero que os critérios de avaliação (descritores) sejam justos, e levem em consideração o avanço de cada aluno, visto que muitos nunca tiveram um blog e estão aprendendo a usar este recurso,assim como eu. Que a dificuldade de cada um seja levada em conta, tenho receio deste método e de como se envolverá a nota nele, já que este é um dos critérios da universidade, qualificar por nota e por ela se orientar.

Espero que atravez deste método novo, meus medos sejam rompidos.

um abraço e até a próxima postagem!



Um comentário:

  1. Sua reflexão é bem interssante! O papel da avaliação formativa não é comparar o aluno a outros alunos! Exatamente o que vocë disse: é comparar o desenvolvimento do aluno em relação a ele mesmo! Ademais, procura-se avaliar os esforços do aluno na construção de seus conhecimentos. Esses esforços devem ser vistos como processos conflituosos em busca da consolidação dos conhecimentos e deve ser visto como naturais! Além disso, os "erros"cometidos devem servir como direcionadores da superação dos mesmos a partir das indicações do professor e da conscientização do aluno acerca dos caminhos a trilhar para apreender determinados conhecimentos.

    ResponderExcluir

 
©2007 '' Por Elke di Barros