Atividade de alfabetização para crianças de cinco anos
1º atividade:
*Apresentação da história da chapeuzinho vermelho. Através de figuras que serão utilizadas para contar a história, ex: a casa, o caminho pelo qual chapeuzinho percorre, a menina com chapéu vermelho (chapeuzinho), o lobo, a vovó e o caçador ou através de fantoches dos personagens e da figura do lugar: casa,caminho, fixa atrás dos fantoches.
*Os textos com as palavras chaves da história destacadas em cartazes.
*Pronunciar as palavras chaves escritas nos cartazes.
*Pedir para que as crianças terminem está historia de um modo diferente o modo delas interpretarem.
*Abrir também para debate, para ver o que cada criança interpreta da história.
*Cantar as musica da história com as crianças.
Objetivo
*A atividade servirá para que através da visualização das letras no cartaz e das figuras, discussão sobre a história, debate e continuação da historia dada por cada um dos alunos, haja interpretação da história pela criança e compreensão na leitura. E também como Estimulo a pronúncia clara dos sons, percepção dos sons da língua falada, através da música e da pronuncia das palavras chaves e identificação das palavras mais conhecidas da história.
*Obs: Na barra de vídeo tem algumas sugestões de como contar esta historia através de fantoches , realizada pelo grupo de teatro papa vento e também no desenho da Magali encontramos uma sugestão.
Aline, vejo que já anexou os propósitos do portfólio, bem como os descritores. Eles são os direcionadores de todas as reflexões. Fique atenta a eles. Acerca dos propósitos específicos, tenho uma consideração ao de número 2: E também [retire esta expressão "E também"] investigar como o professor pode realizar um trabalho além da sala de aula,que servirá como apoio avaliativo. (este propósito não ficou claro o que pretende alcançar. Que tal repensá-lo?)
ResponderExcluirAbs
Ivan
A atividades é bem interessante, porém,tenho algumas consideraçoes para que reestruture o texto: 1. a descrição está um pouco confusa. Que tal descrever de forma mais clara? 2.O descritor número 7 - Correção linguística dos textos (acentuação, ortografia, etc) precisa ser focalizado aqui. 3. Nos objetivos, vocë deve explicar (argumentar) em que medida a atividade proposta fará com que os objetivos sejam alcançados.
ResponderExcluirApós a revisão, avise-me.
Abs
Ivan