Na terceira aula lemos e discutimos o texto processos iniciais da leitura e escrita de: Rosineide Magalhães, gostei muito do texto, tem uma linguagem bem pratica, o que me ajudou muito a associar pratica e teoria, espero que os outros textos sejam assim.
Em relação ao que foi discutido em sala de aula, também veio a ajudar, neste entendimento do texto, apesar deste texto já falar por ele mesmo.
O texto levanta alguns aspectos importantes, como olhar a formação do individuo integralmente, o aluno é um ser emocional, social e que tem suas próprias criticas dentro dele, isso deve ser respeitado, o ritmo de cada individuo é individual, e não deve ser algo padronizado.
Em seguida o texto expôs algumas estratégias de como trabalhar vários aspectos a fim de desenvolver este individuo como um todo, como trabalhar, por exemplo: a linguagem, leitura, escrita, convívio social e outros temas através do lúdico e também do tradicional.
Foi proposta também, duas atividades: a diferenciação entre gênero e tipo de texto e a descrição da atividade de alfabetização com crianças de até cinco anos.
Aline, seria interessante fazer uma reflexão mais detalhada, focalizando aspectos do texto que não foram possíveis de tratarmos na aula. A reflexão/análise deve ser realizada de forma específica, relacionando os vínculos da teoria com a prática. Coloque suas impressóes sobre este aspecto. O texto permite uma vinculação direta com a prática ou está muito teórico? Pense a respeito.
ResponderExcluir