terça-feira, 28 de julho de 2009

Descritor 11: Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio



Minha trajetória na construção deste portfólio

Logo no inicio do período senti que este seria diferente dos outros, pela questão de serem colocadas matérias relacionadas com a prática da escola, e estava muito contente pensando que agora teria uma vivencia maior com a sala de aula, não sabia o quanto este período seria complicado para mim no grau de dificuldade, principalmente nesta matéria TAELP I.

Quando se iniciou a matéria e foi proposta a turma a avaliação através do portfólio, ninguém sabia o que era e como iria ser realizada, o professor nos apresentou a idéia através de um texto logo na 2° aula, construindo o portfólio eletrônico elaborado pelo próprio Ivan que nos situava como seria está proposta, mais sinceramente não entendemos de imediato e nem o professor deixou claro que não queria uma simples síntese de cada texto e sim uma resenha interligando teoria e prática, para mim eu escreveria uma síntese e nela colocaria uma atividade prática.

Em primeiro lugar queria dizer que tinha entendido a proposta totalmente diferente do que ela é, entendi que seria um diário pessoal de aula ao qual poderíamos colocar tudo relacionado com a língua portuguesa, o que foi desmistificado após a primeira socialização, na apresentação do meu colega de turma Adan, o qual o professor pediu para ele retirar parte do que havia colocado no seu portfólio, sobre curiosidades da língua portuguesa.

Por isso que a primeira socialização foi tão importante, porque nos apontou nossos erros e acertos a esta nova maneira de construir e avaliar conhecimentos, para mim foi muito importante, apesar de no dia estar muito nervosa e de certa forma ter descontado na matéria, pois está foi uma das mais puxadas que tivemos em todo nosso percurso acadêmico.

A primeira atividade foi pedida, era a postagem de uma carta de apresentação, a qual fiz me apresentando somente, logo o professor interveio e me explicou que queria uma carta no modelo padrão com data, lugar, despedida e tudo que tem direito uma carta, então eu a refiz e respostei, agora depois do curso ter se findado e ter entendido mais ou menos sua proposta vejo que poderia ter feito diferente, não somente ter feito a carta mas ter interligado está carta com a importância que ela tem para a alfabetização, porém devido as muitas tarefas realizadas, não deu tempo para retornar na primeira atividade.

A segunda atividade era descrever o que tínhamos entendido do texto construindo o portfólio eletrônico, o que foi avaliado e debatido pelo professor Ivan que me deu o primeiro elogio e discutiu um pouco mais o texto comigo.

Na terceira atividade, todos começaram a entender o que ele queria mais ou menos porque em um único texto foram lançadas três atividades: síntese do texto (que hoje entendo que era resenha), diferença entre gênero e tipo textual e duas atividades praticas que tinham relação com o texto. Ufa!!Como foi difícil esta parte, pensamos que seria mais leve as atividades propostas e quando veio este enxoval de coisa, para postar na mesma semana quase tive um ataque (risos), mais acho que me sai bem depois do pedido de refazer pelo professor, ter sido atendido.

Então o professor vendo a dificuldade de todos em construir seu portfólio, nos levou ao auditório e nos deu algumas dicas a respeito de como postar vídeos de como trabalhar com as ferramentas do blog, entre outras.

A quarta atividade foi relacionada ao texto oralidade e escrita e nesta eu quase morri, por que o professor Ivan levantou cinco questões bombásticas para serem respondidas em dupla e teríamos de avaliar outras duplas, a qual foi a Daniela minha dupla, devido à pressão que nos foi colocada e o tempo proposto tive uma crise horrível de gastrite, que foi acompanhada pela minha dupla que na semana seguinte teve que faltar a todas as aulas devido a crise, eu tenho este pequeno problema se me pressionar eu não consigo evoluir no raciocínio. Mais este exercício foi bom para o meu desenvolvimento no texto.

Na quinta atividade, acho que o professor notou que estava pegando muito pesado com a turma e nos deu um tempo de postagem maior, uniu a atividade para dois textos, ele pediu as analises criticas dos textos + a atividade proposta que era um vídeo elaborado por nos que relacionasse a teoria dos textos com o cotidiano da escola, foi uma atividade difícil, porque demora muito para postar vídeos no blog.

A sexta e sétima atividade era o que ele queria o tempo inteiro e não tínhamos entendido, a analise criteriosa de cada texto e materiais extras como reportagens, vídeos e materiais que ajudem a visualizar o texto na prática cotidiana.

Penso que até aprender realmente do que se tratava sua proposta demorei muito tempo, até o meio do percurso o professor conseguiu pontuar as minhas dificuldades as quais creio ter corrigido, mais nos três últimos textos senti falta deste acompanhamento, não sei se melhorei , ou piorei, espero ter melhorado, e fica uma pequena critica ao meu avaliador, não vi todo tempo este acompanhamento, mais gostei de ter tido a oportunidade de vivenciar de perto a avaliação formativa.

Quanto aos propositos especificos, gerais e os descritores,creio ter cumprido todos eles com exito, ao longo da minha caminhada por esta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 '' Por Elke di Barros