segunda-feira, 27 de julho de 2009

Descritor 10: Apresentação de Síntese Conclusiva


* quando se aprende de verdade se abre uma porta a qual não se pode mais fechar "Aline Lopes".

Minha aprendizagem neste percurso do portfólio eletrônico, das analises dos textos e dos conteúdos descritos neste blog foram: em primeiro lugar a carta, está eu tive que aprender a fazer porque não me lembrava mais da estrutura da carta.

Texto 1º: Construindo o portfólio eletrônico, elaborado por Ivanildo Amaro de Araújo. Neste texto entendemos o que era uma avaliação formativa, a junção da teoria com a pratica e que a nossa avaliação seguiria neste modelo o texto descreve os pontos a serem focados como, por exemplo, coleta de informações (diagnostico) pelo professor a fim de ter conhecimento das dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Texto 2º: Processos Iniciais de Leitura e Escrita, de Rosineide Magalhães de Sousa. Foi um texto bem interessante que demonstrou de forma clara e objetiva como utilizar a alfabetização em um contexto lúdico para que a criança entenda o processo de leitura escrita, apresentava exemplos na sala de aula, um material bem prático.

Texto 3º: oralidade e escrita de Fárero, L LEONOR e companhia. O texto era imenso e bem chato “difícil de ser entendido”, e tratava a respeito da oralidade, eu não sabia que necessitava de tanta coisa para se construir um dialogo e que este influenciava tanto na escrita, principalmente a das crianças que estão aprendendo, e que a linguagem verbal ‘som’ é diferente da grafia ‘escrita’.

Texto 4º: Contextos de Alfabetização na aula, de Ana Teberosky e Núria Ribeira. Trata – se da diferenciação entre a linha teórica tradicional e a linha construtivista e socioconstrutivista, a primeira ver o aluno como deposito “uma garrafa vazia a qual ele (professor) preenche”, já a segunda, considera o aluno como fruto do seu meio, que traz sua bagagem e que esta deve ser aproveitada.
Texto 5º: Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola de Erik Jacobson.
O autor fala das múltiplas alfabetizações “regionalismo”, mostra que as crianças aprendem a ler e escrever através do seu cotidiano, ou seja, o meio onde vive influencia sua aprendizagem e deve ser valorizada, a criança aprende quando sente que sua cultura é valorizada.

Texto 6º: Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem, de Emília Ferreiro e o 7 º: A construção do conhecimento sobre a escrita. Estes últimos foram bem complicados de serem entendidos, mais tratam da mesma temática as hipóteses silábicas e os conflitos enfrentados pela criança para passar pelas três hipóteses silábicas a hipótese pré - silábica, a silábica e chegar a ultima a alfabética a qual corresponde letra e som.
Considero que os objetivos do plano de aula que era o de teorizar a alfabetização foi bem focalizado e o outro que seria o de visualizar a teoria na pratica também foi bem trabalhado.
Já em relação a minha aprendizagem, também consegui “tematizar” os conteúdos trabalhados.

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