Bom esta aula o professor pontuou alguns aspectos que precisam ser melhorados: presença, pontualidade e cumprimento de prazos dos portfólios, disse também que aceitaria nossas reflexões no papel e não só no portfólio.
Algumas colocações importantes foram feitas: dia 04/06 será nossa primeira socialização do portfólio a aula será no auditório e cada aluno terá no Maximo dez minutos, estaremos também entregando nossa auto-avaliação por escrita.
Já a discussão sobre o texto li o texto, entendi, mais sinceramente tenho vergonha de me colocar e receber aquele olhar não “entendeu nada do texto”, então prefiro ficar na minha.
O texto discutido foi contexto de alfabetização na aula de ANA TEBEROSKY e NÚRIA RIBERA.
Tratava-se de duas linhas teóricas sendo discutida ao longo do texto a primeira visão tradicional que vê o aluno como imaturo, ignorante que necessitam de preparação até para aprender (o auxilio do professor em todos os momentos, só aprende se o professor auxiliar e não tem nada aprendido de casa).
Já a segunda linha de pensamento, vê o aluno como um ser em completa aprendizagem, ele constroe seu conhecimento, ou seja, ele já traz uma bagagem de casa e do meio social que ele se encontra.
A criança aprende varias coisas em casa, na TV, em outdoor e por outros meios, ou seja, a criança não é um recipiente vazio o qual o professor deposita seu conhecimento, ela já traz algo junto com ela.
Dentro desta linha existem dois conceitos o construtivismo e o socioconstrutivismo. O primeiro é realizado pela família e pela interação com a sociedade (amiguinhos, TV, radio e outros), já o segundo pelo meio em que vive (a visualização de placas, outdoor, rótulos de embalagem e outros).
As autoras nos fazem pensar, na utilização de todo este contexto trago pela criança para alfabetização.
A minha sugestão sobre este texto, não minha mas da Ana luci, a qual eu me identifiquei ,e que tem haver com este texto, é o alfabeto movel, pois tampinha de garafa é algo encontrado no cotidiano de qualquer criança, e pode se recortar do jornal, as letrinhas utilizadas para este trabalho.
Aline, interessante suas reflexões. Você iniciou bem... Que tal aprofundar, colocando os contextos de alfabetização que as autoras apresentam? Outra coisa: não creio que seja de bom tom colocar o que ocorreu da forma como você redigiu. Que tal mudar a linguagem? Ex: o professor pontuou alguns aspectos que precisam ser melhorados: presença, pontualidade e cumprimento de prazos dos portfólios."Confesso que seria mais cordial!
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