terça-feira, 2 de junho de 2009

7º aula



Bom esta aula o professor pontuou alguns aspectos que precisam ser melhorados: presença, pontualidade e cumprimento de prazos dos portfólios, disse também que aceitaria nossas reflexões no papel e não só no portfólio.

Algumas colocações importantes foram feitas: dia 04/06 será nossa primeira socialização do portfólio a aula será no auditório e cada aluno terá no Maximo dez minutos, estaremos também entregando nossa auto-avaliação por escrita.

Já a discussão sobre o texto li o texto, entendi, mais sinceramente tenho vergonha de me colocar e receber aquele olhar não “entendeu nada do texto”, então prefiro ficar na minha.

O texto discutido foi contexto de alfabetização na aula de ANA TEBEROSKY e NÚRIA RIBERA.

Tratava-se de duas linhas teóricas sendo discutida ao longo do texto a primeira visão tradicional que vê o aluno como imaturo, ignorante que necessitam de preparação até para aprender (o auxilio do professor em todos os momentos, só aprende se o professor auxiliar e não tem nada aprendido de casa).

Já a segunda linha de pensamento, vê o aluno como um ser em completa aprendizagem, ele constroe seu conhecimento, ou seja, ele já traz uma bagagem de casa e do meio social que ele se encontra.

A criança aprende varias coisas em casa, na TV, em outdoor e por outros meios, ou seja, a criança não é um recipiente vazio o qual o professor deposita seu conhecimento, ela já traz algo junto com ela.

Dentro desta linha existem dois conceitos o construtivismo e o socioconstrutivismo. O primeiro é realizado pela família e pela interação com a sociedade (amiguinhos, TV, radio e outros), já o segundo pelo meio em que vive (a visualização de placas, outdoor, rótulos de embalagem e outros).

As autoras nos fazem pensar, na utilização de todo este contexto trago pela criança para alfabetização.

A minha sugestão sobre este texto, não minha mas da Ana luci, a qual eu me identifiquei ,e que tem haver com este texto, é o alfabeto movel, pois tampinha de garafa é algo encontrado no cotidiano de qualquer criança, e pode se recortar do jornal, as letrinhas utilizadas para este trabalho.

Um comentário:

  1. Aline, interessante suas reflexões. Você iniciou bem... Que tal aprofundar, colocando os contextos de alfabetização que as autoras apresentam? Outra coisa: não creio que seja de bom tom colocar o que ocorreu da forma como você redigiu. Que tal mudar a linguagem? Ex: o professor pontuou alguns aspectos que precisam ser melhorados: presença, pontualidade e cumprimento de prazos dos portfólios."Confesso que seria mais cordial!

    ResponderExcluir

 
©2007 '' Por Elke di Barros